10 Dicas para reformar a sua casa.

Ano iniciando, pensando em ter uma casa nova? Você pode fazer isso de uma forma mais simples, ajustando funcionalidade, conforto ou beleza em algum cantinho ou em toda a casa. Mas para isso é preciso planejar, e é por isso que compilamos 10 dicas para reformar sua casa!

Nesta época em que começamos a entrar num novo ano a nossa vida tende a se acelerar e passamos por contantes revisões, pensando no que devemos fazer diferente para o nesse ano e no que deixamos de fazer no anterior. Se acha que deve começar com mudanças no seu lar, leia atentamente este pequeno manual e mãos à obra, para começar o próximo ano com tudo no lugar!

Dica 1: Planejamento é fundamental.

Comece com o projeto, isso responderá para você algumas questões super importantes como: qual é a melhor solução, quanto custará e quanto tempo levará a reforma. Assim, você dá o passo certo, do tamanho do orçamento e sabendo qual será o resultado final. O projeto deve ser contratado com antecedência e o tempo dedicado a ele deve ser tranquilo, quanto mais resolvida a obra estiver no papel, mais tranquila será na prática.

Dica 2: Se prepare para os imprevistos.

Toda reforma envolve um certo nível de incerteza, principalmente quando envolve algum tipo de obra civil. A previsão orçamentária deve ter um contingente de, no mínimo, 15% para os imprevistos e você a flexibilidade de prazo para as mobilizações não previstas. Não marque o aniversário do filho ou a festa de final de ano na sua casa, se o prazo for justo, e evite stress desnecessário.

Dica 3: Evite mudanças no decorrer da obra.

Dê real valor ao seu planejamento e faça com que ele seja cumprido. Afinal, você investiu tempo, dinheiro e decisões no projeto, para que a obra fique dentro do cronograma e do orçamento, certo? Quanto mais fiel você for às suas decisões de projeto, mais rápida a obra será e menos o orçamento será alterado.

Dica 4: Contrate certo.

Lembre-se que algumas pessoas que você provavelmente não conhece estarão na sua casa por um tempo quebrando, desmontando, montando, pintando, revestindo, enfim, reformando. A mão de obra especializada é sempre a melhor saída nessas horas, pois o barato pode sair caro. Não tem nenhuma experiência com administração de obra? Peça para o seu arquiteto fazer isso por você. Monte um plano de custo de acompanhamento com ele, isso poderá ser feito por hora de trabalho ou a um valor fechado.

Dica 5: Espere ter a especificação em projeto para comprar.

Sabemos que no momento da reforma dá uma vontade louca de sair comprando. Queremos uma casa nova afinal! Porém, é uma decisão pouco acertada, pois afeta o orçamento e pode ser um erro estratégico. Após tudo definido em projeto, as decisões de compra são mais acertadas e ainda dão margem à pesquisa de preços e prazos de entrega. E ainda evitam que tenhamos que trocar materiais por ter errado a cor ou o estilo.

Dica 6: Leve em consideração que as instalações são um ponto chave da solução.

O projeto não é importante apenas pelas questões estéticas, mas principalmente pelas questões funcionais. Para toda intervenção, é preciso levantar as instalações existentes e a viabilidade de aumentar ou deslocar pontos elétricos e hidráulicos, ou de instalar um novo ar condicionado, por exemplo. É preciso saber o que é possível fazer antes de propor soluções e ter em mente que isso pode gerar mobilizações além do imaginado. No entanto, vale a pena, pois o resultado final pode ser muito melhor!

Dica 7: Mantenha a boa relação com vizinhos.

Se você mora em uma casa, tenha sempre o cuidado de avisar os vizinhos mais próximos sobre os possíveis transtornos que a obra pode causar. Se houver bloqueios em calçadas, tenha sempre o cuidado de sinalizar corretamente o passeio e manter uma passagem segura para os pedestres.

Se você mora em apartamento, além de avisar os vizinhos, antes da reforma começar entregue uma cópia do projeto ao síndico, peça sua aprovação e, se necessário, peça que o responsável técnico esclareça o que será feito. Respeite os horários de barulho no condomínio e tenha um cuidado especial com os vizinhos mais próximos: faça um contato pessoal e explique o tempo que irá levar e quando haverá barulho.

Dica 8: Esteja em dia com a documentação do imóvel.

Licenças, Registros de Responsabilidade Técnica e Aprovações são tão importantes quanto os materiais e a mão de obra da reforma. O seu arquiteto deve se certificar que tudo esteja em dia com os órgãos licenciadores ANTES da obra começar.

Dica 9: Faça um bom planejamento financeiro.

Durante os meses de projeto, se certifique de estar guardando um extra para os imprevistos e monte um cronograma de desembolsos junto com seu arquiteto, assim você aproveita as melhores condições na compra dos materiais e no final ainda pode sobrar um extra para a ambientação dos espaços renovados.

Dica 10: Respeite as normas.

Entrou em vigor no dia 18 de abril de 2014 a norma técnica NBR 16.280:2014, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que abrange todos os tipos de casas e edifícios – novos, antigos, comerciais, públicos, residenciais e institucionais. A partir dessa data, quem quiser reformar um imóvel deve providenciar um plano de reforma, elaborado por um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro). Esse documento deve atender às legislações vigentes e ser acompanhado de um estudo que garanta a segurança da edificação e dos moradores durante e após a reforma, bem como conter um planejamento do descarte de resíduos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *